BRAGA

BRAGA -

Braga convoca artistas para a criacção de novos projectos nas áreas da Música e Artes Plásticas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Braga voltou a abrir a convocatória para a criação de novos projectos artísticos, na nova edição do programa “ACTUM”, que este ano será dedicado a José Saramago, no âmbito do centenário do seu nascimento. 

Este evento tem como principal objectivo «dinamizar o sector cultural e criativo», ao mesmo tempo que procura «mobilizar e apoiar artistas e criadores», apelando à sua criação artística e à sua partilha com a comunidade bracarense. 

Desta forma, a iniciativa deste ano vai envolver um investimento municipal de 22.500 euros e o “ACTUM”, com base na obra de José Saramago, vai «desafiar os criadores bracarenses a reflectir e partilhar os seus “desassossegos” associados ao processo criativo».

O programa continua estruturado em duas medidas de apoio à criação, sendo que a primeira diz respeito à área da Música e das Artes Performativas, enquanto que a outra medida envolve-se no âmbito da área das Artes Plásticas e Visuais, pretendendo «apoiar a produção de obras na área da pintura, da escultura, do desenho, das instalação, do vídeo ou da fotografia».

Na vertente da Música e das Artes Performativas, o júri irá seleccionar até dez projectos, sendo que a cada um será atribuído o valor de mil euros. Os espetáculos seleccionados serão apresentadas no auditório do Centro de Juventude de Braga.

Já no caso das Artes Plásticas e Visuais, vão ser escolhidos até 25 projectos, sendo que a cada um deles será atribuído o valor de 500 euros, prémio ao qual se junta uma exposição colectiva que se vai realizar na galeria municipal da Casa dos Crivos. 

A avaliação das candidaturas vai decorrer até ao próximo dia 4 de Julho, sendo que os artistas interessados em responder a esta convocatória devem submeter a sua candidatura e preencher o formulário disponível em: https://bit.ly/3EOMSa9. 

Os membros do júri estão divididos em duas equipas, sendo que na Música e Artes Performativas este é composto por Bruno Martins, director artístico, pelo radialista Pedro Portela e pelo também director artístico, Rui Leitão. 

No que diz respeito às Artes Plásticas e Visuais, o júri envolve o artista plástico Alberto Vieira, pela curadora Helena Mendes Pereira e ainda por Miguel Bandeira Duarte, director do museu Nogueira da Silva. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.