Um grupo de sócios do Sporting Clube de Braga anunciou esta segunda-feira o arranque de uma campanha de recolha de assinaturas com vista à realização de uma Assembleia Geral extraordinária, para discutir os recentes aumentos dos preços dos lugares anuais no Estádio Municipal de Braga.
A iniciativa, promovida pelo movimento de adeptos “O Escadote”, contesta aquilo que classifica como “aumentos colossais” nas tabelas de preços, na sequência de alterações introduzidas para a época 2025/26. Segundo o grupo, esta é já a segunda temporada consecutiva com subidas significativas, o que, alertam, poderá afetar a ligação entre o clube e os seus associados.
Numa publicação nas redes sociais, o movimento lamenta que a evolução dos preços possa comprometer a “simbiose quase perfeita entre dirigentes, jogadores, demais profissionais do clube e os associados”, defendendo a necessidade de um debate alargado em sede própria.
Entre as alterações mais criticadas estão aumentos que, segundo os sócios, chegam a atingir os 120% em determinadas categorias, nomeadamente nos lugares destinados a jovens até aos 14 anos, na bancada poente lateral. O grupo aponta ainda o fim do “pack família”, que permitia condições mais vantajosas para agregados familiares, e a eliminação da categoria “estudante” como fatores adicionais de preocupação.
Os adeptos vão avançar com a recolha de assinaturas junto da massa associativa a partir de terça-feira, em vários pontos da cidade de Braga, com o objetivo de cumprir os requisitos estatutários para a convocação da Assembleia Geral extraordinária.
De acordo com os estatutos do clube, a iniciativa necessita de, pelo menos, 250 assinaturas de sócios pagantes ou, em alternativa, mil votos para ser formalizada. Caso o pedido avance, a realização da Assembleia Geral dependerá ainda do cumprimento das condições previstas internamente.
O Sporting Clube de Braga ainda não se pronunciou publicamente sobre a iniciativa dos sócios.



