VILA VERDE –

VILA VERDE – -

Câmara de Vila Verde lamenta falta de testes ao Covid-19

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Vila Verde emitiu um comunicado em que lamenta a falta de testes de despistagem ao Covid-19, nomeadamente em lares, garantindo disponibilidade para criar um centro de testes móvel.

«Nas últimas semanas, foram vários os alertas que o Município de Vila Verde realizou junto das entidades competentes, ARS-Norte e ACES Gerês-Cabreira, para a necessidade de despistagem do Covid-19 nas IPSS, especialmente nos Lares de Vila Verde, através de teste», refere.

PUBLICIDADE

O comunicado acrescenta que «o Município de Vila Verde, nas mesmas missivas, demonstrou, também, a disponibilidade para criar um centro de testes móvel, assim como garantir o seu pagamento para todos os munícipes suspeitos, utentes e colaboradores dos lares (ERPI) e apoio domiciliário (SAD) concelhio».

«Contudo, neste momento as tentativas demonstraram-se infrutíferas, pois não existem testes disponíveis. O executivo vilaverdense lamenta o facto de existirem, mesmo, munícipes com sintomas e apenas com o teste agendado, pelas entidades competentes, para o dia 18 de Abril», explica.

«Quando numa luta contra um adversário invisível nos retiram ou negam a melhor arma, os testes, como autarca, apesar de todos os esforços já realizados, resta-nos apelar a todos os Vilaverdenses com sintomas, que optem pelo confinamento profiláctico», sublinha o presidente da Câmara.

Citado no comunicado, António Vilela refere que «na grande maioria dos lares concelhios os colaboradores estão a realizar jornadas de 14 dias, em regime de rotatividade, de forma a minimizar possíveis contaminações».

«Contudo, por falta de testes, nos próximos dias assistiremos a um revezar das equipas, e os colaboradores que entrarão no novo turno vão fazê-lo sem realizarem uma despistagem prévia. Infelizmente, um colaborador portador de Covid-19 sem sintomas pode ser um sério perigo para os utentes das instituições», explica.

«Continuaremos a encetar todos os esforços para que os testes ao Covid-19 sejam uma realidade, no nosso concelho. Acreditamos que esta é a melhor forma para combater esta pandemia, e não abdicaremos, nem pouparemos esforços para salvaguardar a saúde dos Vilaverdenses», conclui o autarca.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS