TURISMO

TURISMO -

“Caminho dos Lenços dos Namorados” e “Caminho das Origens” são as novas Rotas Culturais Audioguiadas de Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Foram apresentadas esta manhã as novas Rotas Culturais Audioguiadas de Vila Verde. O “Caminho dos Lenços dos Namorados” e o “Caminho das Origens” assinalaram desta forma o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, que este ano conta com o tema, “Património Cultural: de geração em geração”. A Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde foi o local escolhido para a apresentação pública do projecto, que pretende «representar a leitura integrada do território» e «simbolizar um verdadeiro elo de ligação de todos os recursos turísticos do Concelho de Vila Verde», explicou a Vereadora do Turismo, Júlia Fernandes.

Estiveram igualmente presentes na sessão o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, os alunos do 11ºano do curso de Turismo da escola Secundária de Vila Verde e ainda demais interessados.

Júlia Fernandes esclareceu durante a sessão as duas rotas lançadas, o “Caminho dos Lenços de Namorados” e o “Caminho das Origens”. «São diferentes. Um é pedonal e outro é feito em automóvel».

PUBLICIDADE

Para realizar ambos os percursos serão disponibilizados smartphones na Loja Interactiva de Turismo, que permitirão dar a conhecer o território aso participantes através de uma descrição do local ou testemunhos de pessoas locais ligadas às mais diversas áreas.

De momento estão somente disponíveis 20 aparelhos, mas quem pretender instalar a aplicação pode fazê-lo igualmente através do QRCode, que estará disponível no site e nas brochuras.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, afirmou que este projecto que engloba «um conjunto de acções consertadas».

«Esta uma grande oportunidade para o território. Estar na linha da frente e criar mecanismos que permitam gerar atractividade e que permitam alguma tendência para que os turistas não se fixem nos centros urbanos e visitem determinados destinos», aditou o autarca..

António Vilela disse ainda que se pretendem «agregar vontades e força que dispomos no território, com os pontos associados, a fim de valorizar o crescimento do turismo. Espero que este projecto, aliado a muitos outros que estão a ser desenvolvidos, seja um sucesso e uma boa oportunidade para a vossa actividade profissional», concluiu o presidente da Câmara Municipal dirigindo-se em concreto aos estudantes presentes.

“CAMINHO DAS ORIGENS”

Rota Automóvel Audiogiuida com 110km de percurso e com uma previsão de 5,5 horas.

Partida: Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde
Igreja do Pico de Regalados, Museu Terras de Regalados, Capela de Senhora de Salvação, Igreja de Coucieiro, Ponte de Rodas, Igreja de Sta Marinha de Oriz, Igreja do Divino Salvador, Igreja de Sto António de Mixões da Serra, Fojo do Lobo, Fonte e Lenda de Dente Santo, Igreja Matriz de Aboim da Nóbrega, Igreja de Pedregais, Ponte Pedrinha, Museu do Linho, Torre de Penegate, Cruzeiro de Cervães, Santuário da Nossa Senhora do Bom Despacho, Pelourinho de Prado, Ponte de Prado, Capela de Santiago de Francelos, Igreja de Soutelo, Casa da Torre, Pelourinho de Larim, Santuário de Nossa Senhora do Alívio, Igreja Velha de Vila Verde.

“CAMINHO DOS LENÇOS DE NAMORADOS”

Rota Pedonal Audioguiada com 3km de percurso e com uma previsão de 1 hora.

Partida: Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde
Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, Torre dos Padroeiros, Parla!A Arte do Silêncio, Estátua Professor Machado Vilela, Centro de Artes e Cultura de Vila Verde, Estátua de homenagem ao Bombeiro Voluntário, Capela do Bom Jesus do Ribeiro, Monumento Antigos Combatentes da Grande Guerra, Cruzeiro da Restauração da Independência, Casa do Conhecimento, Monumento do Autarca, Aliança Artesanal – Centro de Dinamização Cultural, Espaço Namorar Portugal, Capela de Sto Antópnio, Igreja Paroquial de Vila Verde, Ponto de Encontro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS