O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) criou um novo espaço, a “Sala d’Avó – Sala de Reminiscência”, que pretende recriar as memórias das antigas casas portuguesas e foi oficialmente inaugurado, esta sexta-feira, pela secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
A nova sala está integrada na Casa da Alegria, localizada em Lanhas, que é uma valência especializada no tratamento da doença de Alzheimer e outras patologias do foro mental. Está formatada para recriar as memórias das antigas casas portuguesas, nomeadamente do Minho, com decoração tradicional e diversos utensílios, como uma máquina de costura e quadros.
Nos discursos que se seguiram, o presidente da instituição, Jorge Pereira, disse que o CSVH teve já nove candidaturas aprovadas no âmbito do PRR, de um total de 11, estando ainda a aguardar pela aprovação de duas. “Corresponde a uma comparticipação na ordem dos sete milhões e um investimento total de 15 milhões”, explicou.
O presidente do CSVH aproveitou a visita da secretária de Estado para reivindicar mais apoios para o setor social e para criticar a existência de alguns “paradoxos” nas regras existentes, dando o exemplo de um alojamento de tipologia T1 ter de possuir duas casas de banho.
AUMENTAR COMPARTICIPAÇÃO
Já a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, assumiu o compromisso do Governo de avançar com a criação de uma lei de financiamento para o setor social e garantiu que haverá um aumento dos apoios, já em outubro.
Segundo a governante, no próximo mês, será feita uma atualização de 3,5% do valor de comparticipação atribuído pelo Governo às instituições do setor social, permitindo responder à inflação e ao aumento de custos com que as IPSS se deparam.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, destacou a “coragem e a determinação” do Centro Social do Vale do Homem, que “está sempre a inovar e a procurar criar novas respostas” no âmbito social.
A sessão integrou ainda a bênção de três novas viaturas da instituição.