Foi em ambiente de recolhimento, em oração, que a paróquia do Divino Salvador de Cervães, Vila Verde, assinalou, esta manhã, as celebrações em honra de S. Pedro de “Montório”, na capela erguida naquele lugar no centro da freguesia.
Presidida pelo padre José Manuel Fernandes, a celebração foi animada pelo grupo coral local, na presença do andor e da imagem de S. Pedro, o primeiro apóstolo de Cristo.
SÃO PEDRO
São Pedro, cujo nome original era Simão, foi um dos apóstolos mais conhecidos e influentes de Jesus Cristo. Ele nasceu na cidade de Betsaida, na Galileia, durante o primeiro século d.C., e foi pescador de profissão.
Era irmão de outro discípulo de Jesus, André, e ambos foram chamados por Cristo para se tornarem “pescadores de homens”.
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mateus 16:18). Essa passagem bíblica é frequentemente interpretada como Jesus confiando a Pedro um papel especial e importante na fundação da Igreja Cristã.
A tradição católica estabeleceu o dia 29 de junho como a festa de São Pedro desde o século IV. Foi escolhido por estar próximo da data tradicionalmente associada ao martírio de São Pedro, que teria ocorrido durante o reinado do imperador Nero, por volta do ano 64 d.C.
Além disso, a escolha do dia 29 de junho também está relacionada ao contexto religioso e à sucessão apostólica. Segundo a crença católica, Pedro foi escolhido por Jesus para ser o líder da Igreja e recebeu as “chaves do Reino dos Céus”. Acredita-se que ele tenha sido o primeiro bispo de Roma e, portanto, o primeiro papa.
São Pedro é reverenciado como um santo, sendo considerado o padroeiro dos pescadores e do papado. Além disso, é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover e mudar o clima.
ovilaverdense2gmail.com