Decorrem até ao próximo dia 22 as candidaturas para o concurso de ideias ‘Inovação Aberta’ promovido pela Câmara de Braga, uma iniciativa visa incentivar a apresentação de ideias inovadoras no sector turístico ao nível da sua estruturação, promoção, valorização ou dinamização.
Este concurso desenvolve-se no âmbito da estratégia de turismo ‘VisitBraga’ – assente no conceito ‘Uma Viagem no Tempo’ que se baseia no desenvolvimento de dois programas: Replay (passado) e Play (futuro).
“O objectivo deste concurso é incentivar uma dinâmica de participação activa da população e de qualquer agente interessado na promoção e desenvolvimento do turismo de Braga, de forma a proporcionar experiências de inovação turística aos visitantes de Braga”, refere a autarquia em comunicado.
“Pretende assim fomentar-se a criação de ideias inovadoras e o impulsionamento de projectos empreendedores que sigam uma linha de inovação tecnológica de desenvolvimento sustentável e de promoção turística local”, acrescenta.
A Viagem no Tempo visa explorar Braga a partir de uma perspectiva multidimensional e multitemporal, de forma a fomentar o conhecimento, a exposição e a celebração da história e património da cidade, bem como a sua evolução e dinâmica inovadora, enquanto cidade jovem e empreendedora.
Por sua vez, o Braga Replay dedica-se à criação, desenvolvimento e promoção de projectos que se focam no passado remoto e recente do território, recriando passos, experiências e aventuras de heróis de civilizações passadas.
Já o Braga Play “é um convite à inovação, à renovação e à descoberta de novas experiências que se focam no futuro próximo e distante”.
O concurso está aberto a maiores de 18 anos, individuais ou colectivas, sendo atribuído um prémio de 5 mil euros à candidatura vencedora.
A apresentação final do projecto vencedor e a respectiva entrega do prémio realiza-se em Janeiro do próximo ano.
As candidaturas podem ser apresentadas aqui e o regulamento completo está disponível aqui.