VILA VERDE

VILA VERDE -

Crianças e Jovens de Vila Verde debateram “futuro das suas Escolas”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As crianças e jovens do Concelho de Vila Verde debateram esta quarta-feira, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o que pretendem para as suas escolas no futuro.

A IV Assembleia de Crianças e Jovens, promovida pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde, contou com a presença dos alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário das cinco escolas concelhias: Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, de Prado, de Moure e da Ribeira do Neiva, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Escola Secundária de Vila Verde.

O debate foi dirigido por cinco alunos representantes de cada uma das escolas que, ao longo da sessão, foram levantando questões acerca dos aspectos positivos e negativos da escola e do dia-a-dia escolar. Os restantes foram participando activamente, expondo as suas opiniões e sugerindo medidas futuras de melhorias nas escolas.

PUBLICIDADE

Um dos temas de destaque prendeu-se com a questão do absentismo escolar, uma problemática que, hoje em dia, ainda se verifica. Os alunos abordaram também «a excessiva carga horária a que muitos consideram estar sujeitos».

Esta iniciativa teve por objectivo motivar os estudantes para que não haja lugar ao desânimo, ao absentismo, ao abandono e ao insucesso escolar, assim como promover competências de cidadania nos jovens, estimulando-os a reflectir e debater questões que influenciam o seu quotidiano.

Em comunicado, a presidente da CPCJ, Beatriz Santos, refere que «o objectivo deste debate é promover a participação cívica dos nossos jovens, sobretudo em questões que lhes dizem respeito. Era muito importante que as escolas do concelho tivessem esta prática».

No final da sessão, procedeu-se ao levantamento das propostas dos alunos, que serão apresentadas nas direcções das respectivas escolas, para que, dentro do possível, sejam implementadas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS