Ensino Secundário: Arranca hoje a segunda fase dos Exames Nacionais após polémica com correções

As escolas de todo o país iniciam esta segunda-feira os trabalhos de preparação e organização da segunda fase dos exames finais nacionais do ensino secundário, cujas provas escritas decorrem entre os dias 21 e 24 de julho. Esta fase destina-se, entre outros casos, aos alunos que não obtiveram aprovação na primeira fase, pretendem melhorar a classificação final ou repetir exames como provas de ingresso no ensino superior, de acordo com o Guia Geral de Exames.

O arranque da segunda fase acontece num contexto marcado pela controvérsia em torno das falhas verificadas na primeira fase do processo de classificação das provas, que motivaram um debate de urgência na Assembleia da República.

Durante o debate parlamentar, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, assegurou que os problemas identificados já foram corrigidos e manifestou confiança no normal desenrolar desta segunda fase.

“A segunda fase vai correr sem os problemas da primeira fase”, afirmou o governante, ressalvando, contudo, que “isso não quer dizer que não existam coisas a corrigir no próximo ano”.

Fernando Alexandre reconheceu que ocorreram erros na primeira fase, admitindo que estes provocaram perturbações junto dos alunos e das respetivas famílias. Ainda assim, garantiu que as falhas entretanto detetadas foram retificadas e que existem condições para assegurar o regular funcionamento do processo.

Calendário das provas

A segunda fase tem início na terça-feira, 21 de julho, às 9h30, com os exames de Português (639), Português Língua Segunda (138) e Português Língua Não Materna (839), do 12.º ano, bem como Literatura Portuguesa (734), do 11.º ano. Durante a tarde realizam-se ainda as provas de Economia A (712), História da Cultura e das Artes (724) e Latim A (732).

Na quarta-feira, 22 de julho, decorrem os exames de Matemática A (635), do 12.º ano, Matemática B (735) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835), do 11.º ano, seguindo-se, durante a tarde, a prova de Filosofia (714).

Na quinta-feira, 23 de julho, realizam-se os exames de História A (623), do 12.º ano, Biologia e Geologia (702) e História B (723), do 11.º ano. Durante a tarde estão agendadas as provas de Geometria Descritiva A (708) e das disciplinas de Alemão (501), Espanhol (547 e 847), Francês (517), Italiano (849) e Mandarim (848).

O calendário termina na sexta-feira, 24 de julho, com os exames de Desenho A (706), do 12.º ano, Física e Química A (715) e Geografia (719), ambos do 11.º ano.

Paralelamente às provas escritas, entre 21 e 28 de julho decorrem as componentes de produção e interação orais das provas de Línguas Estrangeiras e de Português Língua Não Materna (PLNM).

As classificações da segunda fase serão afixadas no dia 7 de agosto, enquanto os resultados dos pedidos de reapreciação serão divulgados a 28 de agosto.

Governo mantém calendário do acesso ao ensino superior

Apesar dos constrangimentos registados na primeira fase, o ministro da Educação afastou qualquer alteração ao calendário do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Fernando Alexandre afirmou que “não há razão” para modificar os prazos, sublinhando que o Júri Nacional de Exames dispõe das condições necessárias para remeter as classificações às escolas dentro dos prazos estabelecidos.

O governante recordou ainda que todo o processo de classificação decorre de forma anónima, competindo às escolas identificar os alunos, divulgar os resultados e gerir eventuais reclamações ou pedidos de reapreciação, assegurando que qualquer erro detetado poderá ser corrigido através dos mecanismos legalmente previstos.

[email protected]

 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais