O Director-Geral da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) recebeu esta quarta-feira, na Festa da Imaculada Conceição, as seis cruzes do Compasso Pascal das paróquias de Vila Verde e Barbudo, assumindo a responsabilidade (mordomia) deste dia festivo para as gentes do Minho, envolvendo todos os colaboradores e alunos nesta iniciativa.
A entrega das seis cruzes — como é tradição — decorreu na festa da Imaculada Conceição, no final de uma eucaristia celebrada pelo padre Artur Gonçalves e animada pelo Coro Paroquial de Vila Verde.
João Luís Nogueira revelou que as cruzes, no Domingo de Páscoa, irão cumprir a tradição no percurso da freguesia com envolvimento de toda a comunidade educativa e que para além desta partilha terá ainda como reflexo um almoço convívio que será servido no restaurante pedagógico da EPATV.
Na celebração desta quarta-feira participaram ainda os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, que transportaram o andor da Nossa Senhora do Sameiro pelas ruas da vila, numa procissão no final da eucaristia
«Esta iniciativa enquadra-se no espírito de integração na comunidade que servimos, estando ao lado das suas mais lídimas tradições, como é esta do compasso pascal, no qual vamos participar com todo o entusiasmo dos nossos professores, alunos e colaboradores. Se é um dia de grande alegria para os vilaverdenses, para nós será uma enorme jornada de proximidade que nos enobrece», frisou João Luís Nogueira.