REGIÃO

REGIÃO -

Escola de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana lançou programa de exercício físico para doentes e ex-doentes do cancro da mama

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) iniciou um programa de exercício físico, destinado para quem passa ou já passou por um cancro mamário, com aulas presenciais que já decorrem desde o início de Abril nas Oficinas Culturais do IPVC, em Viana do Castelo. 

O projecto surge inserido na comunidade e está aberto a toda a população que tem ou teve que lidar com a doença. A coordenadora do programa e professora da ESDL-IPVC, Sílvia Rodrigues, refere que o importante «é que as pessoas se sintam acompanhadas», explicando que esta iniciativa surge para «combater as lacunas entre os tratamentos e os pós-tratamentos» através do «exercício físico e avaliações contínuas». 

Sílvia Rodrigues referiu que com as aulas, de 30 a 45 minutos, três vezes por semana, é evidenciado um aumento na capacidade aeróbica e na resistência muscular, dando ainda destaque para a «forte componente de mobilidade com articulação para os membros superiores e cintura escapular devido à cirurgia e radioterapia», vertente que considera «muito importante».

PUBLICIDADE

A docente assumiu ainda que este projecto se trata de «uma mais-valia para a qualidade de vida de cada uma das mulheres que passam pela doença» e destacou que a população é convidada a fazer uma avaliação inicial, que inclui «a história clínica, a composição corporal, a função física e outros parâmetros de saúde para que o exercício físico seja individualizado».

Marina Oliveira é uma das participantes deste projecto de actividade física e, após ter sido operada a um cancro da mama há sete anos, refere que este programa lhe foi sugerido pela médica familiar. Para Marina, «com pouco mais de dois meses de exercício físico direcionado, já é possível sentir «muitos benefícios», afirmando que «este programa é uma mais-valia para todos nós».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.