A Comboios de Portugal (CP) informou, esta terça-feira, que devido a greve convocada por organizações representativas dos trabalhadores, preveem-se perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, na quarta-feira, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao da paralisação.
Em comunicado, a CP adianta que foram «definidos os serviços mínimos que se podem consultar» no site da empresa e que «aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe».
«O reembolso ou revalidação podem ser feitos em ‘myCP’ na área ‘Os seus bilhetes’ (para bilhetes adquiridos na bilheteira ‘online’ e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente, bem como nas bilheteiras e, se reembolso, em cp.pt através do preenchimento do formulário ‘online’, com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de nome, morada postal, IBAN e NIF, até 10 dias após terminada a greve», explica a empresa.
Na quarta-feira, os trabalhadores da CP cumprem uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, reivindicando um prémio financeiro para mitigar os efeitos da inflação e o cumprimento do Acordo de Empresa.
De acordo com uma ata disponível no ‘site’ da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), os sindicatos e a CP chegaram a acordo para o cumprimento de serviços mínimos de 25%.
Como principais reivindicações, os trabalhadores apontam a luta «pela atribuição de um prémio financeiro anual que compense a perda de [poder de] compra verificada no ano de 2020» e a «actualização do subsídio de alimentação e fim da discriminação entre sindicatos».