O Hospital de Braga realizou, na semana de 13 a 17 de Dezembro, uma sessão educativa para adultos com diabetes Tipo 1 e que usam bomba de insulina. Esta acção de formação decorreu no auditório principal do Hospital e contou com a participação de 80% dos diabéticos Tipo 1 convocados.
Além dos que assistiram presencialmente à sessão, 58 utentes assistiram de forma “online” à acção. Esta sessão educativa surgiu com o intuito de «rever conceitos essenciais para o bom aproveitamento desta forma de tratamento» e abordou temas como a Fisiopatologia da diabetes Tipo 1 e a monitorização flash e contínua dos níveis de glicose intersticial.
De recordar que o Hospital de Braga é um dos 24 Centros de Tratamento reconhecidos a nível nacional pelo Plano Nacional para a Diabetes, da Direção Geral da Saúde (DGS), para o tratamento com estes dispositivos.
Para além disso, o hospital bracarense conta com 278 utentes a frequentar a consulta multidisciplinar de perfusão subcutânea contínua de insulina, 150 no Serviço de Endocrinologia e 128 no Serviço de Pediatria. A instituição disponibiliza também a cada Centro de Tratamento estes dispositivos de insulina.