O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, presidiu, esta terça-feira, à cerimónia de inauguração da fábrica da DC Piping dedicada ao pré-fabrico de tubagens para a construção de ‘data centers’.
Pertencente ao Grupo Mecwide, com sede em Barcelos, a unidade fabril emprega 60 trabalhadores e resulta de um investimento de oito milhões de euros no Polo I da Zona Industrial.
Com a expectativa de poder atingir um volume de negócios de 40 milhões de euros no final do primeiro ano de actividade, a DC Piping é constituída em parceria com a norte-americana Victaulic – líder mundial na produção de soluções para a união mecânica de tubagem – e a norueguesa CTS Nordics – especializada na construção de ‘data centers’.
“A vossa aposta de investimento em Vila Nova de Cerveira reconhece a vigorosa dinâmica empresarial do concelho. De forma sustentada, o território e as empresas nele sedeadas prosseguem, com confiança, num crescimento conjunto, onde todos dão o seu contributo”, afirmou o autarca, adiantando que após “uma auscultação das empresas foram detectadas algumas necessidades na vertente da formação, do transporte, do apoio à energia e das condições das áreas empresariais”.
“O nosso papel é dar resposta encontrando soluções viáveis”, referiu Rui Teixeira, sublinhando a formulação de um projecto de candidatura para a melhoria das infra-estruturas empresariais, “sendo que no Polo I será executado ainda este ano e no Polo II está prevista uma intervenção de maior dimensão”.
Avançou ainda que a autarquia aguarda o licenciamento para a criação de uma comunidade de energia renovável “que irá permitir às empresas uma poupança de 40% na factura de energia”.
Entretanto, o município já avançou com a formalização do protocolo com a Universidade do Minho para o Centro de Inovação de Cerveira, bem como “está a trabalhar em atrair formação especializada para que as empresas possam capacitar os seus recursos humanos”.