O ministro da Educação, Fernando Alexandre, afirmou esta quinta-feira estar “muito confiante” de que as notas dos exames nacionais serão publicadas na sexta-feira à tarde, depois de concluído o processo de correção e validação das classificações.
À saída do plenário da Assembleia da República, onde decorreu o debate do Estado da Nação, o governante agradeceu aos professores pela “resposta ao apelo” feito para garantir o normal funcionamento do processo.
“Estamos muito confiantes de que amanhã à tarde publicaremos as notas de todas as disciplinas”, afirmou Fernando Alexandre aos jornalistas.
A declaração surge num momento de expectativa entre alunos e famílias, depois dos constrangimentos registados na transição para o sistema de correção digital das provas nacionais, que levantou dúvidas sobre o cumprimento dos prazos inicialmente previstos.
Questionado pelos jornalistas sobre a existência de um eventual “plano B” caso não seja possível divulgar todas as classificações na sexta-feira, o ministro da Educação não respondeu.
O Governo tem defendido que o novo modelo de correção digital representa uma evolução no processo de avaliação, garantindo maior transparência e rigor, apesar dos problemas técnicos verificados durante a implementação.



