FINANÇAS

FINANÇAS -

Novo site tem causado situação de «quase obstrução» aos trabalhadores do fisco

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O novo site das finanças tem causado complicações para o trabalho dos funcionários, sendo que o sindicato refere que a mudança no “backoffice” gerou uma situação de «quase obstrução».

De acordo com os registos recolhidos, vários trabalhadores viram-se impedidos de abrir diversas aplicações de consulta essenciais para inspecções, bem como de fazer cobranças ou emitir guias para IMT.

Em resposta à situação, a Autoridade Tributária (AT) refere que os problemas registados desde a última segunda-feira na plataforma informática utilizada pelos trabalhadores do fisco «estão na sua maioria superados» e assegura que a actualização não teve impacto no acesso dos contribuintes ao Portal das Finanças.

Na origem do problema, a Autoridade explica que este se deve a uma actualização do sistema informático de trabalho, na plataforma interna usada pelos trabalhadores do fisco, de forma «a acompanhar as melhores práticas quanto à protecção de dados».

«Em face desta actualização, conjugada com outras migrações tecnológicas, houve constrangimentos temporários no acesso e na utilização de algumas daquelas aplicações internas por parte dos trabalhadores da AT, que estão na sua esmagadora maioria superados», explica a entidade.

Dessa forma, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) exige uma solução informática alternativa, perante o que considera ser uma grande barreira para o trabalho e recorda que os trabalhadores do fisco «já estão obrigados ao sigilo e que, em pontuais situações em que haja fuga de informações, é possível recorrer já aos registos de acesso».

Para além disso, acrescenta o STI que as mudanças têm comprometido «tarefas mais complexas com impacto para a garantia dos clientes», dando o exemplo do recurso a planos prestacionais em processos executivos ou na apresentação de reclamações graciosas, «que terão ficado comprometidas».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.