REGIÃO

REGIÃO -

Roubado canhão da Fortaleza de Valença

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Desconhecidos furtaram, na noite de domingo para esta segunda-feira, da Fortaleza de Valença um canhão do reinado de D. João V, do séc. XVIII, pertencente ao Arsenal Real do Exército.

Em comunicado, o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, explica que tudo indica que o canhão, que se encontrava exposto no Baluarte do Socorro, junto à Pousada de S. Teotónio, “foi arremessado muralha abaixo, para um patamar intermédio, e novamente atirado para o fosso da fortaleza, onde terá sido recolhido e transportado”.

“Este é um roubo que abrange o património móvel nacional existente na fortaleza de Valença”, acrescenta o autarca, realçando tratar-se de “um magnífico exemplar de armamento bélico”.

José Manuel Carpinteira diz-se “profundamente revoltado e indignado com mais uma situação de roubo / vandalismo na cidade, sendo que desta vez se trata de um elemento de incalculável valor histórico e patrimonial”.

Entretanto, adianta a autarquia, os restantes canhões existentes na fortaleza foram retirados e guardados, para prevenir uma nova tentativa de furto.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.