PAÍS

PAÍS -

Sindicato de professores entrega pré-avisos de greve para todo o mês de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Sindicato de Todos os Professores (STOP) avançou com pré-avisos de greve de professores para todo o mês de Janeiro, anunciou esta quinta-feira o coordenador nacional da estrutura sindical.

“Enviamos os pré-avisos a todo o serviço docente para todo o mês de Janeiro. (…) O que nós já fizemos foi tratar da parte burocrática e avançar com os pré-avisos para garantir que poderemos avançar caso os professores assim o decidam”, disse André Pestana à Lusa.

O STOP convocou para sábado uma manifestação nacional na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, e nessa altura os professores vão discutir sobre a suspensão ou continuidade da greve.

O protesto dá continuidade à greve que começou em 9 de Dezembro e termina no último dia de aulas do primeiro período, ou seja, na sexta-feira, dia 16.

“Nós, os professores, estamos a despertar de um longo sono”, disse André Pestana, afirmando, sem avançar números concretos, que “esta greve teve um impacto brutal, tendo sido incrível a adesão”.

Entre os principais motivos da greve, o STOP recordou a possibilidade de os directores poderem escolher sem ter em conta a graduação profissional, o facto de faltar contar tempo de serviço que esteve congelado, as quotas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e a penalização na aposentação após 36 anos de serviço.

Sobre o impacto da greve, a Lusa questionou o presidente da Associação Nacional de Directores de Escolas (ANDE) que disse não ter noção do impacto a nível nacional, mas sabe que a paralisação tem criado constrangimentos em escolas de algumas zonas do país, mesmo que as escolas acabem por abrir.

Segundo Filinto Lima, muitos professores estão a fazer greve parcial apenas ao primeiro tempo de aulas e depois iniciam o trabalho, o que significa que a escola está encerrada de manhã, quando as famílias vão deixar as crianças, mas depois acabam por reabrir.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.