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Câmara de Braga e AEB criticam falta de apoio directo a empresas no programa Bairros Comerciais Digitais

Apesar de a candidatura Braga Smart Retail ao programa Bairros Comerciais Digitais ser a mais pontuada e obtido um incentivo global de 1,3 milhões de euros do PRR, a Câmara de Braga considera que a iniciativa teria mais impacto e retorno económico se em paralelo houvesse também um programa de incentivos directos às empresas.

“Estou certo que a aliança deste investimento colectivo reforçado com investimento nos estabelecimentos, incrementaria ainda mais a digitalização dos negócios e tenho esperança que tal ainda venha a suceder”, afirma António Barroso, coordenador geral da candidatura e adjunto do presidente do município.

Reconhecendo o programa Bairros Comerciais Digitais como “uma iniciativa catalisadora do crescimento económico”, também Rui Marques, director-geral da Associação Empresarial de Braga (AEB), parceira na candidatura Braga Smart Retail, aponta a ausência de uma dimensão “muita importante” na estrutura deste programa.

“No entender da AEB, este programa enferma de um problema de base, que é não apoiar directamente os estabelecimentos. Acreditamos que era importante entrar dentro dos espaços comerciais e intervir loja a loja”, explica.

A candidatura do município, apresentada em co-promoção com a AEB, prevê uma área de intervenção composta por 52 artérias do centro histórico, abrangendo 927 estabelecimentos de comércio e serviços ao consumidor.

Cativar novos públicos, melhorar a experiência de consumo e de visita, alargar o radar de negócios com a digitalização, permitir uma melhor, célere e mais limpa e sustentável comunicação e divulgação dos eventos, notícias, mas sobretudo da oferta comercial, de restauração, hotelaria, animação turística e outros serviços. “Digitalizar para melhor comunicar e vender” é o principal objectivo do Braga Smart Retail.

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