VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Escola Secundária promoveu seminário para «partilha de experiências» sobre projectos Erasmus+

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Escola Secundária de Vila Verde promoveu, esta sexta-feira, 11 de Outubro, o seminário “Erasmus+: Uma Bandeira da Escola”. A iniciativa, que teve lugar no auditório da Casa do Conhecimento de Vila Verde, teve como objectivo a divulgação dos Projectos Erasmus+ que a Escola Secundária desenvolve.

«NÃO PERTENCEM A VILA VERDE OU PORTUGAL, MAS AO MUNDO»

Durante a sessão de abertura, o Director da Escola Secundária de Vila Verde, João Graça, destacou a «importância do envolvimento da escola nestes projectos», pois estes «potenciam a forma de desenvolver e de se adaptar de quem neles participa».

PUBLICIDADE

«Conseguimos resultados de excelência e não ficamos aquém dos outros países da Europa», disse, apelando ainda à «coragem em abraçar este género de situações. «Não têm de ter medo. Não pertencem a Vila Verde ou Portugal, mas ao mundo. É essencial espalhar a ideia do Erasmus por todos», atirou.

O Director da Escola Secundária falou ainda sobre três diferentes projectos já concluídos, assentes na formação de professores, intercâmbio de escolas e formação em contexto de trabalho (para os alunos dos cursos profissionais), projectos esses que totalizaram para a escola cerca de 120.000 euros. Estão ainda dois projectos em curso, um vocacionado para a formação em contexto de trabalho (destinado a alunos), cujo valor implicado é de 189.000 euros e outro de empreendedorismo, orçado em cerca de 20.000 euros.

REFORÇAR O ESPÍRITO DE UMA ESCOLA ABERTA E DINÂMICA»

Também o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, enalteceu a necessidade de «reforçar o espírito de uma escola aberta e dinâmica», observando-se «a europa e o mundo como uma casa. Estamos perante um mundo que nos pede desafios», referiu.

«A RIQUEZA DA HUMANIDADE ESTÁ NA DIVERSIDADE»

Já o Director da Casa do Conhecimento de Vila Verde, Ismael Graça, abordou «a influência e importância das tecnologias no mundo de hoje, como um elemento de união entre as pessoas».

«O curso e o emprego para a vida acabaram. Temos de estar sempre a viver e a conhecer Culturas Países e Línguas e estas são oportunidades que devem ser aproveitadas. A riqueza da humanidade está na diversidade, no facto de sermos todos diferentes».

PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS COM EX-ALUNOS E PROFESSORES

De seguida tiveram início algumas comunicações por parte de diversos participantes e integrantes do programa Erasmus+, ex-alunos e professores, que para além de terem partilhado episódios e experiências pelas quais passaram, apresentaram os resultados de alguns desses projectos, entre eles, Erasmus+ KA101 da ESVV: “Europe Calling”; Erasmus+ KA102 da ESVV: “On the Way to the European Market”; Erasmus+ KA219 da ESVV: “A Cidadania Europeia através do ensino bilingue e as Novas Tecnologias”; Erasmus+ KA229 da ESVV: “Keep Calm and Be Green”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.