PAÍS

PAÍS -

Finanças vão dar mais tempo para empresas comunicarem facturas e inventários

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As empresas vão ter mais tempo para comunicar as facturas e inventários em 2023. O novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Félix, assinou um despacho nesta terça-feira que dá mais flexibilidade no calendário de cumprimento de obrigações das empresas junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Embora o prazo para a comunicação de faturas passe a ser o dia 5 do mês seguinte, as Finanças vão dar uma tolerância de três dias às empresas, «sem que isso implique encargos adicionais». Até ao final deste ano, o prazo legal para esta comunicação era o dia 12 do mês seguinte.

«A aplicação do quadro sancionatório ficará reservada para os contribuintes que não cumpram a obrigação até ao dia 8 do mês seguinte ao da emissão das faturas, numa lógica de evolução do cumprimento cooperativo e de promoção da relação de confiança entre administração e administrados», refere o comunicado do Ministério das Finanças.

Até ao final de 2023, a AT também vai aceitar as faturas em PDF, «as quais são consideradas como faturas electrónicas para todos os efeitos previstos na legislação».

A medida deve-se à «crescente desmaterialização e simplificação ao dispor dos operadores económicos no quadro dos sistemas de faturação eletrónica e da fatura sem papel».

Os empresários terão até 28 de Fevereiro para comunicarem os inventários relativos a 2022 sem quaisquer penalizações, mais um mês do que do estava inicialmente previsto.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.