EVENTO

EVENTO -

UMinho junta duas centenas de participantes no Congresso Internacional de Estudos Galegos

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Duas centenas de participantes da Europa, América e Ásia estão de 17 a 20 de abril no XIV Congresso da Associação Internacional de Estudos Galegos (AIEG), que se realiza na Universidade do Minho, em Braga, e no último dia no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

O evento ocorre pela primeira vez em Portugal e tem oradores como os presidentes da CCDR-N, António Cunha (dia 17, 11h30), do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, João Neves, e do Conselho da Cultura Galega (CCG), Rosário Álvarez (ambos dia 20, 11h30).

O programa inclui mesas redondas, exposição, poesia, música, teatro, prémios e 120 comunicações em cinco sessões paralelas, que cruzam o galego com a identidade, o ensino, a literatura, o audiovisual, a emigração, a economia ou o turismo.

A sessão de abertura é na próxima quarta-feira, às 11h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, com a presidência da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, João Rosas, e o presidente da AIEG, Carlos Pazos-Justo, também coordenador do evento e do Centro de Estudos Galegos da UMinho.

Segue-se a conferência inaugural com António Cunha, sobre a afirmação da eurorregião Galiza/Norte de Portugal. A primeira noite centra-se no Edifício dos Congregados da UMinho, com a inauguração (19h00) da exposição promovida pelo CCG. Há também o espetáculo “Cantar Abril” (21h30), com o declamador Fernando Pena e o grupo tradicional Canto d’Aqui.

No dia 18, de novo no campus e a partir das 17h30, decorre a mesa redonda sobre Estudos Galegos no mundo, havendo mais tarde a performance “Palavras de contrabando”, pelo ator Quico Cadaval, no salão nobre da Reitoria. No dia 19, entrega-se às 18h15 o I Prémio Internacional de Estudos Galegos, que teve teses concorrentes de vários países; o vencedor vai ter 2000 euros e o trabalho publicado na UMinho Editora. No final, há a assembleia-geral da AIEG.

A Gala Arri(t)mar fecha o congresso no dia 20, às 21h45, no auditório Vita, em Braga. É a primeira vez que Portugal recebe a reedição desta gala anual da música e da poesia galego-portuguesa, incluindo a atuação de vários projetos premiados.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.